Essa figura retrata os fatores tonicidade, equilíbrio, esquema corporal, organização temporal organização espacial, praxia global, praxia fina, lateralidade, como podemos vê, todos os fatores motores englobam essas atividades, algumas para quem manuseia a corda, e todas para quem pratica a atividade. As habilidades são: saltar, girar (caso tenha esse comando na brincadeira), flexionar, estender (para quem manuseia a corda). As fase motora pela aparência das crianças é a fundamental, já no estágio maduro, onde eles estão começando a expressar com maior precisão suas habilidades adquiridas ao decorrer do tempo e desenvolvimento. E o brincar é de suma importância para socialização, desenvolvimento motor, desenvolvimento psíquico, além de aperfeiçoar através da maneira lúdica os fatores motor dessas crianças.
A figura acima descreve um vasto repertório de movimentos nos quais são características do desenvolvimento motor na infância. Esses movimentos possibilitam que a criança adquira um amplo domínio dos elementos da motricidade, fatores que englobam nessa brincadeira (Esquema corporal, equilíbrio, organização temporal e espacial, tonicidade e motricidade fina e global e lateralidade). As habilidades motoras da criança evoluem amplamente de acordo com a sua idade e chegam a ser cada vez mais variadas completas e complexas. É importante os infantes explorarem o ambiente por meio de atividades motoras tais como jogos,brincadeiras,atividades pré desportivas ou até mesmo pelo desempenho de habilidades motoras para otimizarem seu desenvolvimento motor (Saltar, rapidez)
No Ato de brincar, estamos desenvolvendo vários fatores psicomotores, a criança deve ser sempre estimulada para se bem desenvolvida. Na brincadeira de pular de corda, os fatores psicomotores a serem trabalhados seriam na minha opinião o tônus, o equilíbrio, estrutura espacial-temporal, esquema corporal, praxia global, praxia fina e lateralidade.. Pois o conjunto dessas características possibilitam a criança a ter um desempenho maior na brincadeira de pular de corda, pois ter uma boa coordenação, um bom equilíbrio, um ritmo de cada pulo e um noção do espaço ajudam a criança evoluir na brincadeira. Portanto toda brincadeira e atividade, trabalham para um bom desenvolvimento motor não só na infância mais em alguns adultos ou adolescentes, não tem fatores motores bem desenvolvidos, e isso deve ser trabalhado principalmente na infância parar que isso não ocorra. As Brincadeiras além de serem lúdicas, nos proporcionam um melhor desenvolvimento motor e a desenvolver habilidades.
Os fatores psicomotores a serem trabalhados seriam o equilíbrio, estrutura espacial-temporal, esquema corporal, praxia global, praxia fina e lateralidade Promover a vivência das brincadeiras de pular corda e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal. Específicos - Reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras vivenciadas
A brincadeirinha proporciona um bom desenvolvimento motor ,equilíbrio ,lateralidade ,esquema corporal..As brincadeiras ajudam no desenvolvimento tb psicólogo ,criança que brinca se desenvolve mais e é mais Feliz
Como vem representado na imagem a cima, o brincar é fundamental para o desenvolvimento motor da criança, é nas brincadeiras que as crianças encontram se possuem dificuldades ou não em realizar algum movimento, seja ele simples ou mais complexo. Aprendizagem Motora é definida como o conjunto de processos cognitivos associados à experiência e à prática. O movimentar-se é de grande importância biológica, psicológica, social e cultural, é através da prática também que resultamos melhoras da performance global e dos fatores psicomotores que auxiliam no desenvolvimento motor.
FRANCISCO JOSE DOS SANTOS BENICIO M: 201402259506 TURMA: QUINTA TURNO: NOITE
A imagem acima retrata os fatores organização temporal e espacial, equilíbrio, esquema corporal, de um vasto repertório de movimento nos quais são características do desenvolvimento motor na infancia. No ato de brincar que compreende um conjunto de prova muito diversificadas e de dificuldade graduada, conduzindo a uma exploração municiosa de diferentes setores do desenvolvimento. A habilidade motora das crianças evoluem de acordo com sua idade, embora que chega a mais variadas formas de brincar. O ambiente que elas esteja por meio de tantas brincadeira entre outras modalidades esportivas, elas têm um conjunto de características de lateralidade, esquema corporal e global. A cada ritmo das brincadeiras a criança evolui a cada espaço que auxiliam no desenvolvimento motor...
O brincar nesse período torna-se a principal atividade da criança, pois através dele a mesma irá desenvolver sua aprendizagem construindo um paralelo com a realidade que a cerca, considera o brincar como a atividade própria da criança, cheia de sentido para ela, através da qual consegue desenvolver suas capacidades de adaptação e de interação, conquistando assim sua autonomia. As fases do desenvolvimento humano enumeradas anteriormente apresentam características que as identificam e permitem o seu reconhecimento, o estudo dessas características possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano e de como se processam o ganho das aquisições referentes a cada fase, favorecendo condições para um desenvolvimento pleno.
Na foto podemos ver vários fatores psicomotores sendo abordados de maneira lúdica, e também devemos ressaltar que pra criança aprender é necessário o movimento, por que sem ele o aprendizado é bem mais lento.
A imagem tem toda a relação com os fatores, habilidades, fases, do desenvolvimento e o Brincar. A imagem mostra claramente a relação da construção que é preciso tem com a criança. Assim, ajudando na identificação dos pontos fortes, e fracos e encima disso melhora oque for preciso! Imagens fala!
Pula corda é uma brincadeira muito tradicional que envolve grande atividade física e procura desenvolver nas crianças uma condenação motora ampla e esquema corporal, além de estimular bastante a orientação espacial e temporal. É uma atividade envolve equilíbrio e lateralidade e também melhora o tônus muscular...
Pula corda é uma brincadeira muito tradicional que envolve grande atividade física e procura desenvolver nas crianças uma condenação motora ampla e esquema corporal, além de estimular bastante a orientação espacial e temporal. É uma atividade envolve equilíbrio e lateralidade e também melhora o tônus muscular...
Pula corda é uma brincadeira muito tradicional que envolve grande atividade física e procura desenvolver nas crianças uma condenação motora ampla e esquema corporal, além de estimular bastante a orientação espacial e temporal. É uma atividade envolve equilíbrio e lateralidade e também melhora o tônus muscular...
A imagem ilustra uma atividade que engloba vários fatores motores, como: O equilíbrio, o esquema corporal e a noção de tempo e espaço. Desenvolvendo as habilidades das crianças como o saltar e girar. A brincadeira é muito importante na infância, pois é uma das melhores formas de melhorar o desenvolvimento motor da criança, sem falar na socialização que acontece.
Na figura em questao retrata os fatores esquema corporal, organização temporal é espacial, praxia global é fina, tonicidade , lateralidade,equilíbrio, todos os fatores motores estao presentes na atividade a cima, todas para a crianca que pratica a atividade e algumas para as crianças que giram a corda . As habilidades são: saltar,flexao e extensão dos joelhos , movimentos de rotação entre outros . As fase motora caracteriza-se a fase (fundamental),em um estagio mais avançado começando a destacar com maior precisão suas habilidades adquiridas anteriormente. E o brincar é de suma importância além de aperfeiçoar através da lúdicidade os fatores motores dessas crianças contribuem para o meio social.
Na figura podemos ver que a criança utiliza os movimentos fundamentais de saltar em um pé só e pular de forma combinada para poder pular corda,caracterizando a fase de movimentos especializados.Essa fase de movimentos especializados é resultado da fase de movimentos fundamentais,o movimento torna-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária,na recreação e nos objetivos esportivo.Essas habilidades motoras transitórias contêm os mesmos elementos que os movimentos fundamentais,mas com forma,precisão e controle maiores é também um período agitado para os pais e para os professores,bem como para as crianças.Estas acham-se ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e,frequentemente,ficam exultantes com a rápida expansão de suas habilidades motoras.O objetivo de pais,professores e das demais pessoas responsáveis pela vida social da criança,deve ser o de ajudar as crianças a aumentar tanto o controle motor quanto a competência motora em inúmeras atividades
Débora Carvalho Matricula: 201501329103 Turma; segunda Manhã Sala: F78
Como podemos ver na figura a cima, as crianças estão utilizando os elementos básicos da motricidade tal como; M. Fina( objeto/olho/mão) e motricidade global onde seja um movimento simples porém sinestésico, tátil, Labiríntico, visual, espacial, temporal e assim por diante. Esses movimentos dinâmicos corporais desempenham um importante papel na melhora dos comandos nervosos e no afinamento das sensações e das percepções. A imagem também nos mostra que trabalha a evolução física, orgânica, cognitiva e psicológica... Enfim as atividades motoras é de uma suma importância no desenvolvimento global de uma criança. Em seus jogos e em sua adaptação social a criança dotada de todas as possibilidades para mover-se e descobrir um mundo é na maior parte das vezes uma criança mais feliz e adaptada, por isso o brincar é tão importante!
Pode-se concluir que o ato de brincar, de encantar, de divertir-se é inerente à infância e indiscutivelmente importante, não pela liberdade que proporciona, mas pelas possibilidades de desenvolvimento que oferece.
Esta é uma atividade muito importante para o desenvolvimento motor da criança, pois “exige muita coordenação, força nas pernas e coragem, incentiva o canto e favorece a desinibição, ajuda na alfabetização, no entendimento das rimas, enriquece o vocabulário e ainda estimula o trabalho da memória e do foco de atenção. Esse ato de brincar contribui para a assimilação de ritmo e orientação temporal e espacial, além do equilíbrio. A psicomotricidade vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual da criança, sendo que o corpo e a mente integrados são os elementos da sua formação.
Podemos afirma q a brincadeira jogos lúdicos e de suma importância para o desenvolvimento dos fatores psicomotores. Na imagem acima podemos analisar que o expõe os fatores do esquema corporal , organização espacial, temporal, praxia fina e praxia global. Esse período concretiza a fase de movimentos especializados onde a s crianças utiliza movimento fundamentais e de forma combinada. Ass: Anderson de Almeida
Podemos afirma q a brincadeira jogos lúdicos e de suma importância para o desenvolvimento dos fatores psicomotores. Na imagem acima podemos analisar que o expõe os fatores do esquema corporal , organização espacial, temporal, praxia fina e praxia global. Esse período concretiza a fase de movimentos especializados onde a s crianças utiliza movimento fundamentais e de forma combinada. Ass: Anderson de Almeida
Os fatores psicomotores que estão sendos trabalhados seriam o equilíbrio, estrutura espacial-temporal, esquema corporal, praxia global, praxia fina e lateralidade, com a finalidade de promover um desenvolvimento na criança através da bincadeira. Emmanuel Pinheiro Maia Neto.
Essa figura me faz lembrar da importância da convivência social com as pessoas, que desde cedo nós devemos se socializar uns com os outros, mas de maneira presencial e não virtual como hoje em dia em acontecendo. Alex Oliveira
Brincar supõe, de início, que no conjunto das atividades humanas, algumas sejam repertoriadas e designadas como "brincar" a partir de um processo de designação e de interpretação complexo. Não é objetivo desta comunicação mostrar que esse processo de designação varia no tempo de acordo com as diferentes culturas. O ludus latino não é idêntico ao brincar francês. Cada cultura, em função de analogias que estabelece, vai construir uma esfera delimitada (de maneira mais vaga que precisa) aquilo que numa determinada cultura é designável como jogo. O simples fato de utilizar o termo não é neutro, mas traz em si um certo corte do real, uma certa representação do mundo. Antes das novas formas de pensar nascidas do romantismo, nossa cultura parece ter designado como "brincar" uma atividade que se opõe a "trabalhar " (ver Aristóteles e Santo Tomás sobre o assunto), caracterizada por sua futilidade e oposição ao que é sério. Foi nesse contexto que a atividade infantil pôde ser designada com o mesmo termo, mais para salientar os aspectos negativos (oposição às tarefas sérias da vida) do que por sua dimensão positiva, que só aparecerá quando a revolução romântica inverter os valores atribuídos aos termos dessa oposição.
essa imagem mostra que por meio de brincadeiras podemos desenvolver farotes psicomotores como equilibrio, noçao espacial, noçao temporal e etc, uma forma facil e legal de desenvolver fatores sao esses, fazendo como disso uma atividade importante para a criança. ass: Fco jailson dos santos
Essa imagem retrata todos os fatores praticamente,tonicidade, equilíbrio, esquema corporal, organização temporal organização espacial, praxia global, praxia fina, lateralidade, uma das brincadeiras que mais desenvolve todos os fatores, além de ser bastante lúdica, e um meio de socialização, tanto na forma de brincar, pular, rodar, tocar a mão no chão, as cantigas, a melhor forma das crianças desenvolverem os fatores motores é brincando, assim elas desenvolvem naturalmente, e brincar é fundamental na vida de uma criança.
Maria Agleyse da Costa Ferreira Matricula: 201307343015 Turma: Quinta Noite
Ola! A imagem mostra vários desenvolvimentos motores, como, equilíbrio, coordenação motora, noção de tempo e espaço. Esse tipo de brincadeiras, típicos da infância, reforça o esquema corporal, tonicidade, praxia global e fina. A figura, mostra as crianças fazendo movimentos dinâmicos corporais, melhorando sua postura e seu condicionamento. Exigindo muita força, habilidade, comando nervosos e percepções.
Nessa imagem das crianças estarem pulando corda, mostra os vários fatores, como equilíbrio, noção espacial e temporal. Também envolve a lateralidade, ou até mesmo a habilidade de está pulando.
Nessa imagem das crianças estarem pulando corda, mostra os vários fatores, como equilíbrio, noção espacial e temporal. Também envolve a lateralidade, ou até mesmo a habilidade de está pulando.
Nessa imagem das crianças estarem pulando corda, mostra os vários fatores, como equilíbrio, noção espacial e temporal. Também envolve a lateralidade, ou até mesmo a habilidade de está pulando.
A imagem a cima demostra uma brincadeira tradicional, onde as crianças, alem de trabalhar os fatores psicomotores exercidos como o equilíbrio, estrutura espacial-temporal, esquema corporal, praxia global, praxia fina e lateralidade, trabalham também o lado social e a interatividade com as demais crianças. E esses aspectos psicomotores trabalhados nessas brincadeiras de criança, irão de refletir na sua performance na fase adulta.
na imagem mostra claramente vários fatores psicomotores como por exemplo : o equilíbrio, quando a criança pula a corda, lateralidade ao apoiar com uma só perna ao saltar.. em fim, vários fatores em uma imagem só..
A imagem ilustra uma brincadeira tradicional muito conhecida que é o pula corda, onde no ato de praticá-la a criança além de está se divertindo está desenvolvendo seus fatores psicomotores, tais eles como a motricidade global onde o corpo está em todo movimento, equilíbrio quando pula, noção espacial, noção temporal ao saber a hora de pular. Além de ser uma brincadeira lúdica, que no brincar eles estão desenvolvendo seus fatores motores e psíquico, para que na sua próxima face da vida não tenha nenhuma fala nos seus fatores.
Retratam os fatores tonicidade, equilíbrio, esquema corporal, habilidade de saltar e girar de acordo com o movimento da corda! desenvolvimento psíquico, além de aperfeiçoar através da maneira lúdica os fatores motor dessas crianças.
No simples ato do "Brincar", acrescenta muitos valores a criança... Desenvolve e aprimora suas habilidades que até então tem um ritmo padrão. Na imagem podemos observar que as crianças utilizam de fatores psicomotores como exemplo a lateralidade, equilibrio, praxia fina... E sem perceber elas conseguem desenvolver isso de uma maneira prazerosa e divertida.
A figura retrata fatores como equilíbrio, organização espacial, temporal e lateralidade. As habilidades são: saltar, girar, aduzir, abduzir. Pelo grau de dificuldade apresentada na figura o desenvolvimento motor é maduro numa fase em definida. O brincar denota expressão motora, seu aprendizado e aspectos psíquicos, aliados a socialização. Caroline Montenegro Bezerra Mat 201407126601 Turma 3010 Noite
Na figura acima podemos ver diversos fatores, como, lateralidade, organização espacial, equilíbrio, tonicidade, coordenação motora tudo isso em uma única atividade, podemos então ver o tamanho q da importância que as atividades bludicas para as crianças tendo como finalidade promover um desenvolvimento na criança através da bincadeira.
Dai a importância das brincadeiras infantis para o desenvolvimento das crianças, aprimorando suas habilidades tais como girar, saltar, dentre outras da brincadeira de pular corda , além de um divertimento que ela proporciona
A figura mostra vários movimentos nos quais são desenvolvidos as características dos fatores motores na infância. Esses movimentos ajudam no desenvolvimento dos elementos da motricidade fina, esquema corporal, equilíbrio, organização temporal, tonicidade, lateralidade. As habilidades a criança adquire com o passar do tempo. É importante que a criança venha a brincar, para uma socialização com as demais crianças, para um desenvolvimento motor melhor.
A figura mostra vários movimentos nos quais são desenvolvidos as características dos fatores motores na infância. Esses movimentos ajudam no desenvolvimento dos elementos da motricidade fina, esquema corporal, equilíbrio, organização temporal, tonicidade, lateralidade. As habilidades a criança adquire com o passar do tempo. É importante que a criança venha a brincar, para uma socialização com as demais crianças, para um desenvolvimento motor melhor.
Boa noite a todos, bom essa atividade lúdica, mais conhecida como pular corda, engloba varios fatores psicomotores que dentre eles estão: equilibrio, organização temporal, motricidade global, motricidade fina e esquema corporal. Vale salientar que atividades como esta são de extrema importancia para o desenvolvimento motor da criança, atividades que envolvem grandes movimentos do corpo, conhecimento das dimenções corporais e movimentos que necessitam de movimentos finos com controle e destreza. Portanto o desenvovimento motor só tem a ganhar com tais atividades. Diego amorim mendes 201307187323 Turma: 3010
Adailton Fernandes da Silva 201407126971 Turma: 3010
Um Brincadeira divertida pra quem pratica, proporciona lucidez e lazer aos participantes, com habilidade em saltar, girar, tocar no chão para quem a prática o ato de pular-corda. Com isso essa atividade física engloba muito fatores psicomotores como equilíbrio, organização temporal, motricidade global, motricidade fina e esquema corporal. Com sua fase motora,já no estágio maduro elas já tem uma maior precisão nas suas habilidades adquiridas com o decorrer do seu desenvolvimento.
Boa Tarde Meu nome é Rosman de Sousa, mais conhecido como manh. Sou aluno do curso de Educação Física Estácio/FIC e de acordo com o conhecimento que estamos absorvendo na cadeira de Aprendizagem e Controle Motor com a professora Claudia, notamos a importância do desenvolvimento motor da criança através de brincadeiras como está representada na imagem. Na minha opinião se trata da fase motora especializada que segundo Gallahue é um estágio permanente e aplicável, mas que dependendo das fases reflexiva e rudimentar dessa criança, algumas podem atingir este estágio mais cedo, na fase fundamental. Essa atividade engloba vários fatores motores, como: O equilíbrio, esquema corporal, noção de tempo e espaço, praxia global, praxia fina e lateralidade, fatores esses que desenvolve e aprimora o desenvolvimento motor da criança.
Na atividade executada a cima podemos ver que proporciona lazer podemos ver também que ao pular corda a criança está desenvolvendo o seus fatos psicomotores equilíbrio, noção espacial e temporal desenvolvendo a habilidade de salto
Na atividade executada a cima podemos ver que proporciona lazer podemos ver também que ao pular corda a criança está desenvolvendo o seus fatos psicomotores equilíbrio, noção espacial e temporal desenvolvendo a habilidade de salto
Só no brincar desses criança ela esta desenvolvendo sua habilidade e aprimorado.Na imagem podemos observar que as crianças utilizam de fatores psicomotores como exemplo a lateralidade, equilibrio, praxia fina. sem perceber conseguer desenvolver.
Ao brincar, as crianças exercitam muitas habilidades como: capacidade de expressão verbal e não verbal, linguagem, raciocínio, pensamento abstrato, representação espacial, curiosidade, criticidade, objetividade, reflexão, flexibilidade, atenção, concentração, memória, imitação, criatividade, imaginação, relacionamento intrapessoal e interpessoal, autonomia, cooperação, autoconfiança, autoestima, iniciativa e sentimentos de competência. As brincadeiras e os jogos infantis também podem ser instrumentos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem das crianças. Nelas as crianças aprendem, por exemplo, a contar, a classificar, a ordenar, a discriminar, a traçar estratégias, solucionar problemas, etc.Além de aprender diversas regras sociais e, a partir delas, a regular seu próprio comportamento. Também estão relacionadas ao desenvolvimento dos sentidos, da coordenação motora, da corporalidade, do movimento, do equilíbrio, da propriocepção e da imagem corporal. O brincar também pode ser uma forma da criança expressar medos, ansiedades e conflitos, na tentativa de explicitá-los e encontrar maneiras de solucioná-los e elaborá-los internamente. Assim, aprendem que podem intervir na realidade e transformá-la.
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ResponderExcluirEssa figura retrata os fatores tonicidade, equilíbrio, esquema corporal, organização temporal organização espacial, praxia global, praxia fina, lateralidade, como podemos vê, todos os fatores motores englobam essas atividades, algumas para quem manuseia a corda, e todas para quem pratica a atividade. As habilidades são: saltar, girar (caso tenha esse comando na brincadeira), flexionar, estender (para quem manuseia a corda). As fase motora pela aparência das crianças é a fundamental, já no estágio maduro, onde eles estão começando a expressar com maior precisão suas habilidades adquiridas ao decorrer do tempo e desenvolvimento. E o brincar é de suma importância para socialização, desenvolvimento motor, desenvolvimento psíquico, além de aperfeiçoar através da maneira lúdica os fatores motor dessas crianças.
ResponderExcluirA figura acima descreve um vasto repertório de movimentos nos quais são características do desenvolvimento motor na infância. Esses movimentos possibilitam que a criança adquira um amplo domínio dos elementos da motricidade, fatores que englobam nessa brincadeira (Esquema corporal, equilíbrio, organização temporal e espacial, tonicidade e motricidade fina e global e lateralidade). As habilidades motoras da criança evoluem amplamente de acordo com a sua idade e chegam a ser cada vez mais variadas completas e complexas.
ResponderExcluirÉ importante os infantes explorarem o ambiente por meio de atividades motoras tais como jogos,brincadeiras,atividades pré desportivas ou até mesmo pelo desempenho de habilidades motoras para otimizarem seu desenvolvimento motor (Saltar, rapidez)
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ResponderExcluirNo Ato de brincar, estamos desenvolvendo vários fatores psicomotores, a criança deve ser sempre estimulada para se bem desenvolvida. Na brincadeira de pular de corda, os fatores psicomotores a serem trabalhados seriam na minha opinião o tônus, o equilíbrio, estrutura espacial-temporal, esquema corporal, praxia global, praxia fina e lateralidade.. Pois o conjunto dessas características possibilitam a criança a ter um desempenho maior na brincadeira de pular de corda, pois ter uma boa coordenação, um bom equilíbrio, um ritmo de cada pulo e um noção do espaço ajudam a criança evoluir na brincadeira.
ResponderExcluirPortanto toda brincadeira e atividade, trabalham para um bom desenvolvimento motor não só na infância mais em alguns adultos ou adolescentes, não tem fatores motores bem desenvolvidos, e isso deve ser trabalhado principalmente na infância parar que isso não ocorra.
As Brincadeiras além de serem lúdicas, nos proporcionam um melhor desenvolvimento motor e a desenvolver habilidades.
Os fatores psicomotores a serem trabalhados seriam o equilíbrio, estrutura espacial-temporal, esquema corporal, praxia global, praxia fina e lateralidade
ResponderExcluirPromover a vivência das brincadeiras de pular corda e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal. Específicos - Reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras vivenciadas
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ExcluirA brincadeirinha proporciona um bom desenvolvimento motor ,equilíbrio ,lateralidade ,esquema corporal..As brincadeiras ajudam no desenvolvimento tb psicólogo ,criança que brinca se desenvolve mais e é mais Feliz
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ResponderExcluirComo vem representado na imagem a cima, o brincar é fundamental para o desenvolvimento motor da criança, é nas brincadeiras que as crianças encontram se possuem dificuldades ou não em realizar algum movimento, seja ele simples ou mais complexo. Aprendizagem Motora é definida como o conjunto de processos cognitivos associados à experiência e à prática. O movimentar-se é de grande importância biológica, psicológica, social e cultural, é através da prática também que resultamos melhoras da performance global e dos fatores psicomotores que auxiliam no desenvolvimento motor.
ResponderExcluirFRANCISCO JOSE DOS SANTOS BENICIO M: 201402259506 TURMA: QUINTA TURNO: NOITE
ResponderExcluirA imagem acima retrata os fatores organização temporal e espacial, equilíbrio, esquema corporal, de um vasto repertório de movimento nos quais são características do desenvolvimento motor na infancia. No ato de brincar que compreende um conjunto de prova muito diversificadas e de dificuldade graduada, conduzindo a uma exploração municiosa de diferentes setores do desenvolvimento. A habilidade motora das crianças evoluem de acordo com sua idade, embora que chega a mais variadas formas de brincar. O ambiente que elas esteja por meio de tantas brincadeira entre outras modalidades esportivas, elas têm um conjunto de características de lateralidade, esquema corporal e global. A cada ritmo das brincadeiras a criança evolui a cada espaço que auxiliam no desenvolvimento motor...
O brincar nesse período torna-se a principal atividade da criança, pois através dele a mesma irá desenvolver sua aprendizagem construindo um paralelo com a realidade que a cerca, considera o brincar como a atividade própria da criança, cheia de sentido para ela, através da qual consegue desenvolver suas capacidades de adaptação e de interação, conquistando assim sua autonomia. As fases do desenvolvimento humano enumeradas anteriormente apresentam características que as identificam e permitem o seu reconhecimento, o estudo dessas características possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano e de como se processam o ganho das aquisições referentes a cada fase, favorecendo condições para um desenvolvimento pleno.
ResponderExcluirNa foto podemos ver vários fatores psicomotores sendo abordados de maneira lúdica, e também devemos ressaltar que pra criança aprender é necessário o movimento, por que sem ele o aprendizado é bem mais lento.
ResponderExcluirA imagem tem toda a relação com os fatores, habilidades, fases, do desenvolvimento e o Brincar.
ResponderExcluirA imagem mostra claramente a relação da construção que é preciso tem com a criança.
Assim, ajudando na identificação dos pontos fortes, e fracos e encima disso melhora oque for preciso!
Imagens fala!
Pula corda é uma brincadeira muito tradicional que envolve grande atividade física e procura desenvolver nas crianças uma condenação motora ampla e esquema corporal, além de estimular bastante a orientação espacial e temporal. É uma atividade envolve equilíbrio e lateralidade e também melhora o tônus muscular...
ResponderExcluirPula corda é uma brincadeira muito tradicional que envolve grande atividade física e procura desenvolver nas crianças uma condenação motora ampla e esquema corporal, além de estimular bastante a orientação espacial e temporal. É uma atividade envolve equilíbrio e lateralidade e também melhora o tônus muscular...
ResponderExcluirPula corda é uma brincadeira muito tradicional que envolve grande atividade física e procura desenvolver nas crianças uma condenação motora ampla e esquema corporal, além de estimular bastante a orientação espacial e temporal. É uma atividade envolve equilíbrio e lateralidade e também melhora o tônus muscular...
ResponderExcluirA imagem ilustra uma atividade que engloba vários fatores motores, como: O equilíbrio, o esquema corporal e a noção de tempo e espaço. Desenvolvendo as habilidades das crianças como o saltar e girar.
ResponderExcluirA brincadeira é muito importante na infância, pois é uma das melhores formas de melhorar o desenvolvimento motor da criança, sem falar na socialização que acontece.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa figura em questao retrata os fatores esquema corporal, organização temporal é espacial, praxia global é fina, tonicidade , lateralidade,equilíbrio, todos os fatores motores estao presentes na atividade a cima, todas para a crianca que pratica a atividade e algumas para as crianças que giram a corda . As habilidades são: saltar,flexao e extensão dos joelhos , movimentos de rotação entre outros . As fase motora caracteriza-se a fase (fundamental),em um estagio mais avançado começando a destacar com maior precisão suas habilidades adquiridas anteriormente. E o brincar é de suma importância além de aperfeiçoar através da lúdicidade os fatores motores dessas crianças contribuem para o meio social.
ResponderExcluirNa figura podemos ver que a criança utiliza os movimentos fundamentais de saltar em um pé só e pular de forma combinada para poder pular corda,caracterizando a fase de movimentos especializados.Essa fase de movimentos especializados é resultado da fase de movimentos fundamentais,o movimento torna-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária,na recreação e nos objetivos esportivo.Essas habilidades motoras transitórias contêm os mesmos elementos que os movimentos fundamentais,mas com forma,precisão e controle maiores é também um período agitado para os pais e para os professores,bem como para as crianças.Estas acham-se ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e,frequentemente,ficam exultantes com a rápida expansão de suas habilidades motoras.O objetivo de pais,professores e das demais pessoas responsáveis pela vida social da criança,deve ser o de ajudar as crianças a aumentar tanto o controle motor quanto a competência motora em inúmeras atividades
ResponderExcluirDébora Carvalho
ResponderExcluirMatricula: 201501329103
Turma; segunda Manhã
Sala: F78
Como podemos ver na figura a cima, as crianças estão utilizando os elementos básicos da motricidade tal como; M. Fina( objeto/olho/mão) e motricidade global onde seja um movimento simples porém sinestésico, tátil, Labiríntico, visual, espacial, temporal e assim por diante. Esses movimentos dinâmicos corporais desempenham um importante papel na melhora dos comandos nervosos e no afinamento das sensações e das percepções.
A imagem também nos mostra que trabalha a evolução física, orgânica, cognitiva e psicológica... Enfim as atividades motoras é de uma suma importância no desenvolvimento global de uma criança. Em seus jogos e em sua adaptação social a criança dotada de todas as possibilidades para mover-se e descobrir um mundo é na maior parte das vezes uma criança mais feliz e adaptada, por isso o brincar é tão importante!
Pode-se concluir que o ato de brincar, de encantar, de divertir-se é inerente à infância e indiscutivelmente importante, não pela liberdade que proporciona, mas pelas possibilidades de desenvolvimento que oferece.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsta é uma atividade muito importante para o desenvolvimento motor da criança, pois “exige muita coordenação, força nas pernas e coragem, incentiva o canto e favorece a desinibição, ajuda na alfabetização, no entendimento das rimas, enriquece o vocabulário e ainda estimula o trabalho da memória e do foco de atenção.
ResponderExcluirEsse ato de brincar contribui para a assimilação de ritmo e orientação temporal e espacial, além do equilíbrio.
A psicomotricidade vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual da criança, sendo que o corpo e a mente integrados são os elementos da sua formação.
Podemos afirma q a brincadeira jogos lúdicos e de suma importância para o desenvolvimento dos fatores psicomotores. Na imagem acima podemos analisar que o expõe os fatores do esquema corporal , organização espacial, temporal, praxia fina e praxia global. Esse período concretiza a fase de movimentos especializados onde a s crianças utiliza movimento fundamentais e de forma combinada.
ResponderExcluirAss: Anderson de Almeida
Podemos afirma q a brincadeira jogos lúdicos e de suma importância para o desenvolvimento dos fatores psicomotores. Na imagem acima podemos analisar que o expõe os fatores do esquema corporal , organização espacial, temporal, praxia fina e praxia global. Esse período concretiza a fase de movimentos especializados onde a s crianças utiliza movimento fundamentais e de forma combinada.
ResponderExcluirAss: Anderson de Almeida
Os fatores psicomotores que estão sendos trabalhados seriam o equilíbrio, estrutura espacial-temporal, esquema corporal, praxia global, praxia fina e lateralidade, com a finalidade de promover um desenvolvimento na criança através da bincadeira.
ResponderExcluirEmmanuel Pinheiro Maia Neto.
Essa figura me faz lembrar da importância da convivência social com as pessoas, que desde cedo nós devemos se socializar uns com os outros, mas de maneira presencial e não virtual como hoje em dia em acontecendo.
ResponderExcluirAlex Oliveira
Diego de Oliveira
ResponderExcluirMatricula: 201401116973
Brincar supõe, de início, que no conjunto das atividades humanas, algumas sejam repertoriadas e designadas como "brincar" a partir de um processo de designação e de interpretação complexo. Não é objetivo desta comunicação mostrar que esse processo de designação varia no tempo de acordo com as diferentes culturas. O ludus latino não é idêntico ao brincar francês. Cada cultura, em função de analogias que estabelece, vai construir uma esfera delimitada (de maneira mais vaga que precisa) aquilo que numa determinada cultura é designável como jogo. O simples fato de utilizar o termo não é neutro, mas traz em si um certo corte do real, uma certa representação do mundo. Antes das novas formas de pensar nascidas do romantismo, nossa cultura parece ter designado como "brincar" uma atividade que se opõe a "trabalhar " (ver Aristóteles e Santo Tomás sobre o assunto), caracterizada por sua futilidade e oposição ao que é sério. Foi nesse contexto que a atividade infantil pôde ser designada com o mesmo termo, mais para salientar os aspectos negativos (oposição às tarefas sérias da vida) do que por sua dimensão positiva, que só aparecerá quando a revolução romântica inverter os valores atribuídos aos termos dessa oposição.
essa imagem mostra que por meio de brincadeiras podemos desenvolver farotes psicomotores como equilibrio, noçao espacial, noçao temporal e etc, uma forma facil e legal de desenvolver fatores sao esses, fazendo como disso uma atividade importante para a criança. ass: Fco jailson dos santos
ResponderExcluirEssa imagem retrata todos os fatores praticamente,tonicidade, equilíbrio, esquema corporal, organização temporal organização espacial, praxia global, praxia fina, lateralidade, uma das brincadeiras que mais desenvolve todos os fatores, além de ser bastante lúdica, e um meio de socialização, tanto na forma de brincar, pular, rodar, tocar a mão no chão, as cantigas, a melhor forma das crianças desenvolverem os fatores motores é brincando, assim elas desenvolvem naturalmente, e brincar é fundamental na vida de uma criança.
ResponderExcluirMaria Agleyse da Costa Ferreira
ResponderExcluirMatricula: 201307343015
Turma: Quinta Noite
Ola! A imagem mostra vários desenvolvimentos motores, como, equilíbrio, coordenação motora, noção de tempo e espaço.
Esse tipo de brincadeiras, típicos da infância, reforça o esquema corporal, tonicidade, praxia global e fina. A figura, mostra as crianças fazendo movimentos dinâmicos corporais, melhorando sua postura e seu condicionamento. Exigindo muita força, habilidade, comando nervosos e percepções.
Anne Grazielly Barreto
ResponderExcluirMatrícula: 201504471857
Nessa imagem das crianças estarem pulando corda, mostra os vários fatores, como equilíbrio, noção espacial e temporal. Também envolve a lateralidade, ou até mesmo a habilidade de está pulando.
Anne Grazielly Barreto
ResponderExcluirMatrícula: 201504471857
Nessa imagem das crianças estarem pulando corda, mostra os vários fatores, como equilíbrio, noção espacial e temporal. Também envolve a lateralidade, ou até mesmo a habilidade de está pulando.
Anne Grazielly Barreto
ResponderExcluirMatrícula: 201504471857
Nessa imagem das crianças estarem pulando corda, mostra os vários fatores, como equilíbrio, noção espacial e temporal. Também envolve a lateralidade, ou até mesmo a habilidade de está pulando.
A imagem a cima demostra uma brincadeira tradicional, onde as crianças, alem de trabalhar os fatores psicomotores exercidos como o equilíbrio, estrutura espacial-temporal, esquema corporal, praxia global, praxia fina e lateralidade, trabalham também o lado social e a interatividade com as demais crianças. E esses aspectos psicomotores trabalhados nessas brincadeiras de criança, irão de refletir na sua performance na fase adulta.
ResponderExcluirna imagem mostra claramente vários fatores psicomotores como por exemplo : o equilíbrio, quando a criança pula a corda, lateralidade ao apoiar com uma só perna ao saltar.. em fim, vários fatores em uma imagem só..
ResponderExcluirMatheus Araujo dos anjos
ResponderExcluirMatrícula : 201504464236
A imagem ilustra uma brincadeira tradicional muito conhecida que é o pula corda, onde no ato de praticá-la a criança além de está se divertindo está desenvolvendo seus fatores psicomotores, tais eles como a motricidade global onde o corpo está em todo movimento, equilíbrio quando pula, noção espacial, noção temporal ao saber a hora de pular. Além de ser uma brincadeira lúdica, que no brincar eles estão desenvolvendo seus fatores motores e psíquico, para que na sua próxima face da vida não tenha nenhuma fala nos seus fatores.
Retratam os fatores tonicidade, equilíbrio, esquema corporal, habilidade de saltar e girar de acordo com o movimento da corda! desenvolvimento psíquico, além de aperfeiçoar através da maneira lúdica os fatores motor dessas crianças.
ResponderExcluirNo simples ato do "Brincar", acrescenta muitos valores a criança... Desenvolve e aprimora suas habilidades que até então tem um ritmo padrão. Na imagem podemos observar que as crianças utilizam de fatores psicomotores como exemplo a lateralidade, equilibrio, praxia fina... E sem perceber elas conseguem desenvolver isso de uma maneira prazerosa e divertida.
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ResponderExcluirA figura retrata fatores como equilíbrio, organização espacial, temporal e lateralidade. As habilidades são: saltar, girar, aduzir, abduzir.
ResponderExcluirPelo grau de dificuldade apresentada na figura o desenvolvimento motor é maduro numa fase em definida.
O brincar denota expressão motora, seu aprendizado e aspectos psíquicos, aliados a socialização.
Caroline Montenegro Bezerra
Mat 201407126601
Turma 3010
Noite
Felipe Darlyson
ResponderExcluirMat 201501233319
Manhã
Na figura acima podemos ver diversos fatores, como, lateralidade, organização espacial, equilíbrio, tonicidade, coordenação motora tudo isso em uma única atividade, podemos então ver o tamanho q da importância que as atividades bludicas para as crianças tendo como finalidade promover um desenvolvimento na criança através da bincadeira.
Dai a importância das brincadeiras infantis para o desenvolvimento das crianças, aprimorando suas habilidades tais como girar, saltar, dentre outras da brincadeira de pular corda , além de um divertimento que ela proporciona
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ResponderExcluirA figura mostra vários movimentos nos quais são desenvolvidos as características dos fatores motores na infância. Esses movimentos ajudam no desenvolvimento dos elementos da motricidade fina, esquema corporal, equilíbrio, organização temporal, tonicidade, lateralidade. As habilidades a criança adquire com o passar do tempo. É importante que a criança venha a brincar, para uma socialização com as demais crianças, para um desenvolvimento motor melhor.
ResponderExcluirA figura mostra vários movimentos nos quais são desenvolvidos as características dos fatores motores na infância. Esses movimentos ajudam no desenvolvimento dos elementos da motricidade fina, esquema corporal, equilíbrio, organização temporal, tonicidade, lateralidade. As habilidades a criança adquire com o passar do tempo. É importante que a criança venha a brincar, para uma socialização com as demais crianças, para um desenvolvimento motor melhor.
ResponderExcluirBoa noite a todos, bom essa atividade lúdica, mais conhecida como pular corda, engloba varios fatores psicomotores que dentre eles estão: equilibrio, organização temporal, motricidade global, motricidade fina e esquema corporal. Vale salientar que atividades como esta são de extrema importancia para o desenvolvimento motor da criança, atividades que envolvem grandes movimentos do corpo, conhecimento das dimenções corporais e movimentos que necessitam de movimentos finos com controle e destreza. Portanto o desenvovimento motor só tem a ganhar com tais atividades.
ResponderExcluirDiego amorim mendes
201307187323
Turma: 3010
Adailton Fernandes da Silva
ResponderExcluir201407126971
Turma: 3010
Um Brincadeira divertida pra quem pratica, proporciona lucidez e lazer aos participantes, com habilidade em saltar, girar, tocar no chão para quem a prática o ato de pular-corda. Com isso essa atividade física engloba muito fatores psicomotores como equilíbrio, organização temporal, motricidade global, motricidade fina e esquema corporal. Com sua fase motora,já no estágio maduro elas já tem uma maior precisão nas suas habilidades adquiridas com o decorrer do seu desenvolvimento.
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ResponderExcluirBoa Tarde
ResponderExcluirMeu nome é Rosman de Sousa, mais conhecido como manh. Sou aluno do curso de Educação Física Estácio/FIC e de acordo com o conhecimento que estamos absorvendo na cadeira de Aprendizagem e Controle Motor com a professora Claudia, notamos a importância do desenvolvimento motor da criança através de brincadeiras como está representada na imagem. Na minha opinião se trata da fase motora especializada que segundo Gallahue é um estágio permanente e aplicável, mas que dependendo das fases reflexiva e rudimentar dessa criança, algumas podem atingir este estágio mais cedo, na fase fundamental.
Essa atividade engloba vários fatores motores, como: O equilíbrio, esquema corporal, noção de tempo e espaço, praxia global, praxia fina e lateralidade, fatores esses que desenvolve e aprimora o desenvolvimento motor da criança.
Rosman de Sousa
Turma Terça - manhã
Estácio / FIC
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ResponderExcluirNa atividade executada a cima podemos ver que proporciona lazer podemos ver também que ao pular corda a criança está desenvolvendo o seus fatos psicomotores equilíbrio, noção espacial e temporal desenvolvendo a habilidade de salto
ResponderExcluirNa atividade executada a cima podemos ver que proporciona lazer podemos ver também que ao pular corda a criança está desenvolvendo o seus fatos psicomotores equilíbrio, noção espacial e temporal desenvolvendo a habilidade de salto
ResponderExcluirSó no brincar desses criança ela esta desenvolvendo sua habilidade e aprimorado.Na imagem podemos observar que as crianças utilizam de fatores psicomotores como exemplo a lateralidade, equilibrio, praxia fina. sem perceber conseguer desenvolver.
ResponderExcluirAo brincar, as crianças exercitam muitas habilidades como: capacidade de expressão verbal e não verbal, linguagem, raciocínio, pensamento abstrato, representação espacial, curiosidade, criticidade, objetividade, reflexão, flexibilidade, atenção, concentração, memória, imitação, criatividade, imaginação, relacionamento intrapessoal e interpessoal, autonomia, cooperação, autoconfiança, autoestima, iniciativa e sentimentos de competência.
ResponderExcluirAs brincadeiras e os jogos infantis também podem ser instrumentos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem das crianças. Nelas as crianças aprendem, por exemplo, a contar, a classificar, a ordenar, a discriminar, a traçar estratégias, solucionar problemas, etc.Além de aprender diversas regras sociais e, a partir delas, a regular seu próprio comportamento.
Também estão relacionadas ao desenvolvimento dos sentidos, da coordenação motora, da corporalidade, do movimento, do equilíbrio, da propriocepção e da imagem corporal.
O brincar também pode ser uma forma da criança expressar medos, ansiedades e conflitos, na tentativa de explicitá-los e encontrar maneiras de solucioná-los e elaborá-los internamente. Assim, aprendem que podem intervir na realidade e transformá-la.